Tão importante quanto escolher uma arquitetura é saber monitorar a performance das suas aplicações, quando usamos o Docker temos a vantagem de ter cada aplicação isolada em um container, no entanto medidas tradicionais como o uso do comando top ou a ferramenta de comando htop no linux irá mostrar todas as aplicações executando todas sobre o mesmissímo kernel do linux, nessas ferramentas você não conseguirá distinguir os containers isoladamente.

Nesse artigo vou mostrar como saber quais containers estão exigindo mais recursos do servidor utilizando um comando do próprio docker para isso.

docker stats ao resgate

Simples, porém muito eficiente, para todos aqueles familiarizados com o comando top do linux, essa é na minha opinião a melhor opção.
O comando é bem simples docker stats , no entanto se você, assim como eu, estiver utilizando o docker-compose para subir o seu eco-sistema, executar esse comando para cada container pode se tornar uma tarefa inviável.
Por exemplo, eu administro para um dos meus clientes um eco-sistema com mais de 30 containers, e para isso eu faço uso de um bom truque.
O comando é longo e meio feio, mas é bastante funcional, veja só:

Esse comando irá te mostrar um output em tempo real, veja exemplo:

Posteriormente, vou ensinar também como executar containers de análise para os serviços do Datadog e do New Relic, mas até lá me diz oque você achou, se usa de outra forma, etc. Também pode me dizer oque você espera para os próximos artigos. Forte abraço e até breve.

Comentários

comentários